top of page
Planejamento Destacado.jpg

Planejamento

As viagens não começam no dia da partida. Nascem muito antes, quando tem início o planejamento. Dúvidas, inquietações, desejos, pesquisas, escolhas e decisões vão se organizando em etapas e ações que, aos poucos, dão início ao processo de transformar um sonho de viagem em realidade.

O planejamento conceitual e o desenho autêntico de uma viagem única, personalizada e original, pedem por momentos de reflexão, informação e conscientização. Uma viagem desenhada sob medida surge no ajuste fino das expectativas e condicionantes dos viajantes com as possibilidades diversas e entusiasmantes do destino. É um processo de autoconhecimento e o início de um relacionamento que vai se tornar concreto em algum tempo.

As questões mais filosóficas e as preferências particulares vão ditar o traçado singular de cada viagem. Mas, de modo geral, as providências práticas que precisam ser tomadas seguem uma lógica que, se observada, ajuda a organizar o raciocínio, otimizar as escolhas, diminuir as despesas e minimizar os riscos de erros, esquecimentos e arrependimentos. Vamos ao passo-a-passo para um planejamento prático de viagens!

DEFINIR O DESTINO

Escolher o próximo destino é, muitas vezes, priorizar um sonho enquanto guarda uns tantos outros para a próxima vez. Para decidir quais serão os locais visitados, é preciso combinar as expectativas e desejos dos viajantes envolvidos com as características e demandas de cada destino, desenhando um ritmo próprio e um estilo original para uma viagem perfeita.

Comece considerando os limitadores: tempo e recursos. Avalie se você pode dispor do tempo necessário para aproveitar satisfatoriamente as maravilhas do destino escolhido e se o orçamento preliminar está dentro do possível. Informe-se sobre as melhores épocas para viajar, considerando as variações climáticas, o calendário de festas e eventos, e as alterações de programações que podem ocorrer em épocas de férias e feriados. Defina a duração da viagem, em um ritmo que preserve o interesse e não desgaste os viajantes.

Verifique toda a documentação necessária e tenha certeza de que há tempo suficiente para providenciá-la. Quando encontrar o destino certo para o momento, comece a listar as tarefas do planejamento e buscar referências, inspirações e informações para criar um roteiro incrível.

CONFERIR A DOCUMENTAÇÃO

Antes mesmo de definir a próxima viagem, tome conhecimento da documentação exigida para ingresso nos destinos escolhidos. Certifique-se de que está tudo em ordem ou de que você tem tempo e recursos suficientes para providenciar os documentos de que vai precisar.

  • passaporte deve estar válido pelo tempo estipulado pelas leis do destino.

  • Se viaja com carteira de identidade, deve estar na validade, em bom estado e com fotografia recente.

  • Se precisa de visto, descubra quanto tempo demora e quanto custa para a emissão.

  • Se precisa de vacina, providencie as doses e o Certificado Internacional.

  • Para dirigir em outros países, verifique a necessidade da Permissão Internacional e a validade da CNH.

  • Ao viajar com crianças, procure orientação sobre autorizações e procedimentos específicos.

CALCULAR O ORÇAMENTO

Faça um levantamento preliminar dos custos da viagem para avaliar a viabilidade financeira e validar a escolha do destino. Considere os custos com documentação, passagens aéreas, hospedagens, alimentação, deslocamentos, passeios, experiências, compras e uma reserva para imprevistos. O estilo da viagem, a época do ano, as taxas de câmbio e a proximidade da data de partida podem influenciar bastante no valor final. Calcule os ajustes necessários e defina os parâmetros de preço que vão orientar as suas próximas decisões.

COMPRAR AS PASSAGENS

Descubra a média de preço das passagens ao longo do ano para que você possa identificar uma boa promoção. Essa informação você consegue no Google Flights ou no Viajanet. Antecedência na compra e flexibilidade de datas são as principais variáveis para conseguir passagens com preços melhores.

Se você já tem as datas definidas, configure o serviço de acompanhamento de tarifa do Google Flights ou do Kayak para monitorar as variações. Se está esperando por uma boa promoção, instale aplicativos, como o Melhores Destinos, e esteja preparado para efetuar a compra quando a oportunidade aparecer.

Compre a passagem que leve você ao aeroporto mais próximo do seu destino final. Voar para aeroportos alternativos pode representar alguma economia na tarifa, mas também acarretar gastos extras e tempo perdido em deslocamentos desnecessários. Faça a comparação de preços considerando todo o cenário. Garanta que a sua passagem tenha todos os trechos vinculados no mesmo bilhete. Conexões não vinculadas são muito arriscadas e, para dar certo, exigem longo tempo de espera, desgaste físico e despesas inconvenientes.

Avalie os horários dos vôos e as durações das conexões em relação ao ritmo de sua viagem e à disposição do seu grupo de viajantes. Vôos e trâmites em aeroportos podem ser bastante estressantes. Não piore a experiência por uma economia insignificante.

Considere a possibilidade de comprar uma passagem múltiplos destinos. Muito provavelmente vai custar mais barato e deixar o seu roteiro mais inteligente e interessante.

CONSTRUIR O ROTEIRO

Ao contrário do que muita gente pensa, desenhar previamente o roteiro não significa criar programações rígidas e uma lista de obrigatoriedades. Para compor um itinerário, você vai precisar pesquisar as opções do destino, descobrir interesses, explorar possibilidades, entender custos, funcionamentos, distâncias, horários e combinar todas essas informações com os desejos e objetivos traçados para a viagem. O desenho do roteiro permite visualizar a experiência completa e antecipar providências que possam melhorar a realização dos planos. No decorrer da viagem, o roteiro não se transforma numa imposição, mas num guia completo, atual e personalizado que vai otimizar o seu tempo e facilitar as tomadas de decisão.

Estude as distâncias, os tempos e os meios de transporte disponíveis para se locomover entre destinos ou no interior de cidades grandes. Pense estrategicamente para evitar deslocamentos desnecessários ou jornadas muito desgastantes. Crie mapas no Google Maps para visualizar os pontos de interesse e traçar os roteiros mais facilmente.

Para atrações imperdíveis, confira os dias, horários e valores com apropriada antecedência. Se possível, faça reservas. Esteja sempre atento a feriados e datas comemorativas que podem alterar o funcionamento de atrações e passeios.

Peça dicas, leia blogs e relatos de viagem, busque inspirações, mas sempre confirme todas as informações relevantes nos sites oficiais. Faça seus planos com base em orientações apropriadas e atualizadas.

ESCOLHER AS HOSPEDAGENS

Pense no estilo, no ritmo e nos objetivos da viagem para definir as prioridades e as necessidades em relação à hospedagem. Utilize os filtros de pesquisa no Booking para ajustar as ofertas aos seus critérios e avalie cautelosamente todas as opções. As fotografias e os comentários de outros hóspedes são importantes para conferir detalhes.

Abra as ofertas no mapa para entender a localização. Pesquise sobre as regiões da cidade, o entorno, a distância para os pontos de interesse e as opções de deslocamento.

Se o aluguel de temporada combina com o propósito da viagem, busque também no Airbnb.

Crie uma conta nas plataformas para administrar suas reservas, acumular pontuação e aproveitar descontos, comodidades e benefícios. Ao final da estadia, faça um avaliação e colabore com a comunidade viajante.

PLANEJAR O TRANSPORTE

Entenda as condições de todos os deslocamentos necessários para satisfazer o seu roteiro, sejam pequenas viagens entre cidades ou a utilização de transporte dentro de cidades maiores. Mais do que as distâncias, considere sempre os tempos de viagem e as modalidades de transporte. Um site que ajuda a calcular os deslocamentos e conhecer as opções disponíveis é o Rome2Rio.

Passagens aéreas, ferries, trens de alta velocidade e quaisquer outros meios de transporte que ofereçam poucos horários ou exijam marcação de assentos devem ser reservados com antecedência para evitar contratempos.

Sempre estude as opções de transporte entre o aeroporto e o centro da cidade. Saiba de antemão o custo médio de táxis e transfers para negociar um preço justo no desembarque. Se vai chegar de madrugada, considere solicitar ao hotel uma cotação para deixar o serviço de transporte pré-agendado.

O transporte público costuma ser uma maneira barata, interessante e divertida de entrar em contato com a vida cotidiana nas cidades. Busque informações sobre segurança, horários, itinerários e passes de desconto. Descubra quais aplicativos funcionam no destino e faça o cadastro. Peça dicas aos locais sobre as lógicas para utilizar os serviços de táxi.

Alugar um carro pode deixar seu roteiro ainda mais especial, mas é uma decisão que precisa considerar diversos fatores. Ao valor da locação, não esqueça de adicionar taxas, seguros, pedágios, gastos com combustível e estacionamento. Para comparar as ofertas de diversas locadoras, reservar em reais, sem custo de IOF, com pagamento parcelado e cancelamento gratuito, vá ao site da Rentcars.

TROCAR MOEDA

Moedas, cotações e índices de preços obviamente variam muito a depender do destino. Mas quatro dicas básicas servem de orientação para lidar com o câmbio:

  • Faça uma poupança para viagens e vá comprando dólares ou euros aos poucos. A gente nunca sabe quando a cotação vai disparar.

  • Use o site do Melhor Câmbio para comparar as ofertas na sua cidade e negociar as transações.

  • Compre moedas fortes e troque nos destinos. Mesmo com uma operação a mais, você perde menos do que comprando moedas fracas no Brasil.

  • Limite ao máximo as operações de câmbio. A cada troca de moeda você perde um pouquinho.

O papel moeda é a maneira mais barata de levar dinheiro ao exterior. Você vai pagar 1,10% de IOF + taxas da corretora. No entanto, é também a mais arriscada. A solução mais prática e segura passa, provavelmente, por mesclar os métodos de pagamento durante a viagem, levando uma quantia em dinheiro, cartão pré-pago para saques e/ou cartão de crédito para despesas previstas, pagamentos online e pontuação em milhas.

O cartão pré-pago cobra 6,38% de IOF + taxas da corretora + taxas da rede de saque. A cotação é definida na data de carregamento do cartão. Os cartões de crédito cobram 6,38% de IOF, utilizam a cotação do dólar comercial, que é um pouco mais barata, definida na data da compra, e podem gerar pontuação em programas de milhagem.

CONTRATAR O SEGURO

Alguns destinos exigem do viajante a contratação de um seguro com valor mínimo estipulado para a concessão de visto. Mesmo que esse não seja o caso, nunca viaje sem seguro. Os valores das apólices são muito pequenos comparados aos riscos e despesas que estão incluídos nas coberturas.

Para acertar na compra do seguro, considere as exigências do destino, o perfil dos viajantes, as atividades previstas para a viagem e a reputação da corretora. Compare as melhores empresas e avalie as ofertas no site da Real Seguro Viagem. Leia atentamente todas as regras do contrato e aprenda os procedimentos necessários para acionar o seguro. Mantenha os telefones de contato em local acessível durante toda a viagem.

ORGANIZAR A BAGAGEM

A mala é uma companheira de viagem exigente. Ela sempre quer atenção. Seja firme e cuidadoso ao arrumá-la para eliminar os riscos de incomodação durante a viagem. Assuma o controle e mostre quem manda!

Escolha a mala certa. Pense em todos os caminhos que você vai percorrer até chegar ao destino para escolher entre uma mala de rodinhas, uma sacola de viagem ou uma mochila. Dê preferência para materiais leves e impermeáveis. Observe a franquia de bagagem disponível nos vôos ou outros meios de transporte.

Comece a organizar com calma e antecedência. Crie checklists para não esquecer nada importante. Estude o clima do destino e pense nas atividades programadas para evitar levar itens desnecessários. Priorize peças versáteis, que permitam sobreposições e combinem entre si, que sejam leves e não amassem. Os sapatos devem ser confortáveis e já usados. Deixe sempre um espacinho sobrando para as lembranças que você vai trazer.

Identifique corretamente a sua bagagem, coloque lacres e cadeados para evitar violações. Imprima os comprovantes e reservas e carregue na sua bolsa de mão. Faça imagens de todos os seus documentos e armazene na nuvem ou no seu e-mail.

Providencie acessórios que podem facilitar a sua vida ao viajar, como adaptadores de tomadas, tripés para câmera ou celular, talheres e copos ecológicos, etc. Para garantir a sua comunicação, verifique as opções de roaming de sua operadora de celular, a oferta de planos pré-pagos no destino ou contrate um chip internacional antes mesmo de sair do Brasil com a EasySim4U.

As compras e reservas feitas a partir dos links e anúncios de nossos parceiros comerciais geram pequenas comissões que ajudam a manter o conteúdo do site. Não há qualquer acréscimo no valor para o cliente final. Indicamos apenas produtos e serviços que conhecemos, aprovamos e utilizamos em nossas viagens!  Pode confiar!  Se tiver qualquer dúvida, escreva para abolsaamarela.blog@gmail.com. Será um prazer ajudar!

bottom of page