top of page

Passagens Aéreas

Comprando passagens pela internet  – Buscadores, agências e companhias aéreas

Para comprar uma passagem aérea pela internet você pode usar três caminhos: acessar diretamente o site da companhia aérea, escolher uma agência online ou utilizar um buscador para localizar as melhores ofertas. Parece um pouco confuso no início, mas entendendo a lógica de cada operação fica mais fácil decidir onde comprar. Alguns pontos importantes:

Comprar diretamente da companhia aérea vai facilitar o acesso ao atendimento para qualquer dúvida ou alteração. Você elimina intermediários e negocia diretamente com quem está prestando o serviço. Não há nenhuma garantia de que os preços sejam menores do que os encontrados nos outros canais. A compra em sites de companhias estrangeiras pode gerar cobrança de IOF e impossibilitar o parcelamento.

Ainda que você pretenda comprar direto da companhia em que vai voar, utilizar os buscadores para comparar as opções e os preços disponíveis é a melhor maneira de começar a procura por uma boa passagem. Comparadores como Google FlightsSkyscannerKayak e Melhores Destinos oferecem várias funcionalidades para filtrar a pesquisa, analisar as variações de preço nas datas, conhecer as empresas que servem os destinos e rastrear as melhores ofertas. Ao final da busca, você é encaminhado para o site de uma agência ou companhia para concluir a compra.

Se você tem destino e datas definidos, pode usar os serviços gratuitos do Google Flights e do Kayak para acompanhar os preços das passagens. Os avisos de variação chegam diretamente no seu e-mail cadastrado. Se você quer ficar sabendo das promoções relâmpago e aproveitar oportunidades e ofertas, a melhor estratégia é baixar os aplicativos dos buscadores e das companhias e ativar os alertas de preço.

As agências online como ViajanetCVCSubmarino Viagens e Expedia fecham acordos com as companhias para vender passagens com valores promocionais. Além de bons preços, costumam oferecer as melhores condições de parcelamento. Possibilitam ainda a contratação de pacotes, combinando a passagem aérea, hospedagem e seguros em uma só oferta.

A melhor passagem não é necessariamente a mais barata!

Pode parecer contraditório, mas nem toda passagem barata é realmente um bom negócio. O preço baixo é sempre atrativo, mas pode esconder uma boa dose de desconforto, contratempos e, acredite, alguns custos desnecessários. Uma conexão muito longa desgasta o ânimo e a energia, além de forçar o consumo das caríssimas opções de alimentação e bebidas nos aeroportos. A chegada de madrugada a um destino em que o aeroporto fica longe do centro da cidade gera a necessidade da contratação de transporte. O valor pago pode, facilmente, estar próximo do que foi economizado na compra da passagem aérea. Resumindo, ao avaliar o preço, considere que essa passagem precisa levar você ao ponto mais próximo do seu destino final, no menor tempo possível com conexões razoáveis, com acomodações e serviços condizentes com a sua idade e condição física. Não esqueça também de avaliar se as regras de cancelamento e remarcação são adequadas à flexibilidade da sua viagem.

O tempo total da viagem, incluindo as conexões, precisa ser analisado com cautela. Vôos longos são desgastantes fisicamente, e tempos prolongados de espera em solo também maltratam o viajante. Por outro lado, conexões muito apertadas em aeroportos grandes tem elevado potencial para dar errado. Não subestime as distâncias que podem ser percorridas dentro de um mesmo aeroporto. Para vôos internacionais, duas horas é o mínimo aceitável quando estamos falando de passageiros acostumados às rotinas, ágeis e bem dispostos. Não arrisque o seu bem estar físico, emocional e financeiro. Tarifas muito econômicas podem envolver troca de aeroporto em cidades grandes como São Paulo ou Nova York, com custos de deslocamento e risco de atrasos totalmente por conta do passageiro. Evite esse tipo de transtorno! Conexões razoáveis são aquelas que te dão tempo suficiente para resolver as burocracias e os procedimentos de segurança sem correria, mas não te obrigam a sentar por horas num saguão desconfortável sem comida, bebida, internet e tomada.

Com o roteiro da viagem em mente, consulte a possibilidade de adquirir uma passagem múltiplos destinos. Esse tipo de emissão permite que você chegue por uma cidade e volte por outra ou, ainda, inclua trechos internos no mesmo bilhete. Você pode, por exemplo, voar do Brasil a Milão e seguir de carro em direção ao sul, passando por várias cidades até chegar a Roma. De lá, pegar o vôo de volta para casa, provavelmente pelo mesmo preço que pagaria se tivesse que voltar a Milão para o embarque de retorno. Sem considerável diferença na tarifa, você economiza tempo e elimina deslocamentos desnecessários. Praticamente todos os buscadores, agências e companhias oferecem a opção de consulta para passagens múltiplos destinos em suas plataformas.

O apelo das promoções e as tarifas atrativas das companhias low cost levam muita gente a cometer um erro bastante comum e um tanto perigoso: comprar passagens independentes para trechos da viagem entre o ponto de partida e o destino final. As companhias aéreas não têm obrigação de honrar conexões que não estejam vinculadas em um mesmo bilhete. Se o primeiro vôo atrasar ou cancelar, você perde o segundo vôo sem qualquer possibilidade de reclamação. Para minimizar o risco, há que se programar um longo tempo de espera no aeroporto entre os vôos ou mesmo um pernoite na cidade. Qualquer uma das opções vai gerar despesas e cansaço. Não importa quantas conexões você precise fazer para chegar ao destino final. Se estiverem todas vinculadas em um único bilhete, a companhia aérea é responsável e precisa fazer de tudo para levar você até lá e contornar qualquer imprevisto no caminho.

As regras de alteração, cancelamento e reembolso, assim como os serviços incluídos no bilhete, variam de acordo com o tipo de tarifa escolhido. As passagens mais baratas podem não incluir bagagens despachadas, marcação de assentos ou refeições, além de não permitirem remarcações. Leia com atenção e compare as regras para cada tarifa antes de escolher.

Para quem deseja garantir a melhor experiência a bordo possível, é aconselhável uma visita ao site Seat Guru antes de reservar o seu assento. Ao colocar as informações do vôo pretendido, o site informa o tipo de aeronave que opera a rota, a configuração interna das classes, as opções de entretenimento disponíveis, ajuda a localizar os melhores e os piores lugares e ainda traz dicas e avaliações de outros passageiros.

Dicas para aproveitar as promoções

É óbvio que todo mundo gosta de aproveitar uma boa promoção. Mas quando falamos em passagens aéreas, algumas lendas ocupam o imaginário, geram muita ansiedade e pouquíssimo resultado. Vamos lá para algumas verdades… Não há melhor dia da semana ou melhor horário para comprar passagens aéreas. As companhias aéreas ajustam suas tarifas conforme a ocupação dos vôos. O melhor momento para comprar é quando aparece uma boa promoção para o destino que você deseja.

E quando isso acontece? As promoções não têm dia nem horário fixo para ocorrer. A melhor estratégia é ativar as notificações em sites e aplicativos para monitorar os preços e aproveitar as ofertas que surgirem. Não é possível prever a promoção, mas é totalmente recomendado estar preparado para agarrar a oportunidade!

Ative as notificações e acompanhe os aplicativos. Defina previamente o que está buscando e entenda quais as suas possibilidades de flexibilizar datas e horários. Mantenha o limite do cartão de crédito disponível e tenha anotados todos os detalhes sobre os passageiros. Você vai precisar saber os nomes completos, os números de documentos e as datas de nascimento de todos os viajantes para efetuar a reserva. Não deixe para reunir essas informações no momento em que aparece uma promoção ou você corre o risco de perder a oportunidade.

Fatores que realmente podem gerar impacto significativo no valor da passagem, mas que nem sempre são viáveis: total flexibilidade de datas e horários, para aproveitar os vôos com menor ocupação, em horários pouco agradáveis, em meio de semana e com muitas conexões ou longas horas de espera; e a possibilidade de viajar em baixa temporada e fora do período de férias escolares ou de feriados prolongados. Quem pode contar com uma agenda mais flexível e está disposto a um certo nível de perrengue tem muito mais chandes de encontrar bons preços para as passagens. Às vezes, antecipar ou adiar os planos em poucos dias já faz uma boa diferença. Utilize a ferramenta de visualização em datas flexíveis para comparar as ofertas.

As passagens começam a ser comercializadas com um ano de antecedência, mais ou menos. As promoções normalmente acontecem entre 90 e 45 dias antes da data do vôo para passagens internacionais e entre 60 e 30 dias para as nacionais. Alguns sites mostram os preços para vários destinos a partir de sua cidade de origem e indicam as variações das tarifas ao longo do ano. Ao conhecer os períodos de alta e baixa temporada para cada destino você tem a possibilidade de programar a viagem para uma época mais econômica.

Algumas considerações que você pode fazer para avaliar se está comprando a melhor passagem:

  • Vocês está usando um site confiável? Cuidado com ofertas muito boas feitas por empresas sem reputação.

  • Você conhece a companhia aérea? Está ciente do padrão de serviço, atendimento e manutenção que é oferecido?

  • O vôo em questão vai te levar ao ponto mais próximo do seu destino final? Lembre-se que deslocamentos extras geram custos, desgastes e perrengues.

  • Todos os vôos estão vinculados em uma só emissão? Atrasos e contratempos serão obrigatoriamente solucionados pela companhia aérea.

  • As conexões previstas são razoáveis? Tempo suficiente para deslocamentos, burocracias e procedimentos de segurança sem esperar por horas no aeroporto.

  • A franquia de bagagem e o serviço de bordo atendem às suas necessidades?

  • As regras de cancelamento e alteração fazem sentido para a sua realidade e flexibilidade?

  • As condições de pagamento estão de acordo com as suas possibilidades?

Antes de fechar a compra e emitir o seu bilhete, revise cuidadosamente todos os dados dos vôos e dos passageiros. Tenha certeza de que selecionou o aeroporto certo, as datas e horários desejados e de que informou todos os nomes e sobrenomes corretamente na reserva. Alguns erros não podem ser corrigidos após a emissão e obrigam ao cancelamento e compra de uma nova passagem, com risco de cobrança de multas e diferenças na tarifa.

Ao receber as passagens em seu e-mail, revise mais uma vez. Faça isso imediatamente, para identificar qualquer engano a tempo. Passagens compradas pela internet podem ser canceladas sem custo nenhum até 24 horas após a emissão. Aproveite para conferir também quais são as orientações da companhia aérea para o momento do check-in. Algumas empresas low cost solicitam ao passageiro a apresentação do cartão de embarque impresso ou acessível por aplicativo de celular, sob pena de multas bem pesadas.

As compras e reservas feitas a partir dos links e anúncios de nossos parceiros comerciais geram pequenas comissões que ajudam a manter o conteúdo do site. Não há qualquer acréscimo no valor para o cliente final. Indicamos apenas produtos e serviços que conhecemos, aprovamos e utilizamos em nossas viagens!  Pode confiar!  Se tiver qualquer dúvida, escreva para abolsaamarela.blog@gmail.com. Será um prazer ajudar!

bottom of page