top of page

Vistos

A emissão de vistos de entrada é de exclusiva competência e soberania de cada nação. Os países estabelecem diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros em seus territórios.

Os requisitos exigidos podem variar a depender do objetivo da viagem. Um país pode liberar quem viaja como turista da apresentação do visto, mas manter a exigência para aqueles que estejam viajando a trabalho ou estudo. Certifique-se sempre de verificar a obrigatoriedade e a adequação do visto ao propósito da sua viagem. Em muitos países, a apresentação de visto incorreto pode resultar em detenção.

Além do destino escolhido para a viagem, é necessário observar, ainda, a eventual exigência de visto para os países de trânsito. Mesmo que o destino final não exija visto de cidadãos brasileiros, é possível que o país de trânsito solicite algum tipo especial de visto.

Brasileiros com passaporte comum estão isentos de visto para viajar a turismo para mais de 150 países. Muitos destes destinos concedem o visto no momento da entrada e os agentes de imigração podem fazer exigências como validade mínima do passaporte, apresentação de reservas de hospedagem, comprovantes do objetivo da viagem, cartas-convite e passagens de retorno ao Brasil. Ao programar sua viagem, informe-se cuidadosamente da documentação necessária para entrada no destino escolhido. Ao chegar ao país, apresente todos os documentos às autoridades de fronteira.

Os países podem alterar as solicitações de vistos e os requisitos para entrada a qualquer momento, sem nenhum tipo de aviso prévio. Para uma informação definitiva sobre a necessidade de visto para entrada em territórios estrangeiros, recomenda-se contato direto com a representação diplomática do país em questão. Embaixadas e consulados podem ser localizados a partir do Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores.

A seção Seu Destino do Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores reúne os dados sobre as providências que os visitantes brasileiros precisam tomar ao viajar para cada um dos países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. A tabela de vistos para cidadãos brasileiros está disponível neste link.

Brasileiros podem viajar para nove países da América do Sul sem necessidade de visto ou passaporte, bastando apresentar apenas o documento de identidade original. São eles: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Além destes, outros 101 países também isentam os brasileiros da apresentação de visto. A exigência persiste em 43 países apenas. O continente mais receptivo aos brasileiros é a Europa, com mais de 40 países que não exigem o visto prévio. O site Passport Index reúne informações sobre os passaportes e vistos de todo o mundo, comparando as possibilidades de trânsito e criando um ranking de diplomacia entre os países.

As compras e reservas feitas a partir dos links e anúncios de nossos parceiros comerciais geram pequenas comissões que ajudam a manter o conteúdo do site. Não há qualquer acréscimo no valor para o cliente final. Indicamos apenas produtos e serviços que conhecemos, aprovamos e utilizamos em nossas viagens!  Pode confiar!  Se tiver qualquer dúvida, escreva para abolsaamarela.blog@gmail.com. Será um prazer ajudar!

bottom of page