top of page

Passaporte

O passaporte é um documento de identidade emitido pelo governo para atestar a nacionalidade e permitir o cruzamento de fronteiras com outros países. Sem passaporte só é possível viajar dentro do Brasil e para alguns países da América do Sul. Mesmo que você não tenha nenhuma viagem programada, é altamente recomendado que você faça seu passaporte. O investimento não é muito alto e o documento tem uma validade de dez anos. Não são incomuns os atrasos na emissão e as dificuldades de agendamento, então não corra o risco de perder a viagem por falta de passaporte!

Viajo muito pelo Brasil e para os países vizinhos. Preciso mesmo de um passaporte?

Precisaaaaar não precisa, mas vou insistir na recomendação. Você pode visitar Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela apresentando apenas o seu documento de identidade original. Não vale cópia autenticada ou carteira de motorista. Como o documento de identidade não tem data de validade, você fica sujeito às regras e questionamentos dos atendentes das companhias aéreas e dos agentes de imigração. Um documento em bom estado de conservação e com menos de dez anos de emissão tem menos chances de ser contestado, mas não dá a mesma segurança conferida pelo passaporte.

A falta do passaporte pode impedir que você aproveite um convite inesperado de trabalho ou estudo no exterior, uma promoção relâmpago para um destino fora da América do Sul ou mesmo outras opções de tratamento em questões de saúde. Não limite as suas oportunidades por falta de documento! Há ainda uma questão relacionada aos vistos. As entradas nos países vizinhos com o documento de identidade não ficam registradas. Quando é apresentado o passaporte, você recebe o carimbo que marca a visita. Um passaporte com vários carimbos é um bom currículo para o viajante e ajuda nas comprovações necessárias ao aplicar para vistos e passar pelos setores de imigração.

Quanto custa e qual é a validade?

O passaporte custa R$ 257,25 e tem validade de dez anos para pessoas com mais de 18 anos. Para menores de idade a validade varia de um a cinco anos.

A data de validade do meu passaporte está expirando. Posso renovar?

Não existe renovação ou prorrogação de validade do passaporte. Quando o passaporte expira é necessário emitir um novo documento. Mas é muito importante prestar atenção na data de validade! O período ideal para providenciar um novo passaporte inicia quando faltarem oito meses para expirar o prazo de validade do seu passaporte atual. Parece muita antecedência e um excesso de precaução, mas não é exagero. Esses prazos estão relacionados a exigências feitas pelos países para a concessão dos vistos. A maioria dos países vai exigir que o passaporte tenha ainda seis meses de validade contados a partir da data de entrada. Os países europeus participantes do Tratado de Schengen pedem uma validade de três meses além da data de saída do território. Estados Unidos e Canadá permitem a entrada desde que o visto esteja válido e concedem a permanência até a data de expiração do passaporte. Se o seu e-mail estiver atualizado no cadastro da Polícia Federal, você deve receber um aviso quando faltarem oito meses para o final da validade do seu passaporte. Aproveite a dica e peça um novo!

O meu visto está válido, mas o passaporte expirou. E agora?

Os vistos não podem ser transferidos para o novo passaporte. Na próxima viagem você deve levar o passaporte antigo cancelado para apresentar o visto e o passaporte novo para solicitar a entrada no país. É chatinho, mas não tem outro jeito.

Como faço para solicitar o passaporte?

A responsabilidade pela emissão dos passaportes é da Polícia Federal. A solicitação e o agendamento são feitos pelo site. Ao acessar, escolha a opção REQUERER PASSAPORTE e siga as orientações. A previsão inicial de entrega dos passaportes é de seis dias úteis a partir da data do atendimento presencial. Esse prazo depende de muitos fatores e pode variar bastante. Não deixe para a última hora!

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA – Documentos originais. Não vale cópia autenticada!

Documento de Identificação: carteira de identidade, carteira de motorista, carteira militar ou funcional, carteira de trabalho ou passaporte anterior. Quem já teve o nome ou sobrenome alterado em razão de casamento ou divórcio deve apresentar todas as certidões originais e atualizadas com todas as averbações e anotações que comprovem a mudança.

CPF: a comprovação de inscrição no CPF pode ser feita por qualquer documento oficial como carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, cartão do banco ou cartão do SUS.

Certidão de Quitação Eleitoral: pode ser obtida diretamente no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Comprovação de Quitação com Serviço Militar Obrigatório: essa exigência é válida para requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.

Passaporte Anterior: válido ou não.

PASSO A PASSO

  1. Verifique a documentação necessária. Separe todos os documentos e tenha-os em mãos para o preenchimento do requerimento. Certifique-se de que são originais e atualizados.

  2. Acesse o site da Polícia Federal e preencha o formulário de requerimento do novo passaporte. Na última etapa você deverá indicar o posto da Polícia Federal em que deseja comparecer para entregar os documentos. Ao final do procedimento serão geradas a Confirmação de Solicitação de Passaporte e a Guia de Recolhimento da União – GRU. Imprima os dois documentos.

  3. Pague a Guia de Recolhimento da União respeitando a data de vencimento. Imprima e guarde o comprovante de pagamento.

  4. Espere dois ou três dias para a compensação do pagamento e retorne ao site da Polícia Federal para fazer o agendamento de seu atendimento presencial em um das unidades emissoras de passaporte. Imprima o comprovante do agendamento.

  5. Compareça ao posto da Polícia Federal escolhido, no dia e horário agendados. Procure chegar com uns 15 minutos de antecedência. Leve toda a documentação original exigida, a Guia de Recolhimento, o comprovante de pagamento e o comprovante de agendamento. A fotografia e a coleta das impressões digitais serão feitas na hora. Ao final do atendimento você receberá um protocolo com a data e a hora de entrega do passaporte.

  6. Compareça no local, na data e na hora indicados no protocolo para a retirada de seu passaporte. O passaporte será entregue ao titular, mediante apresentação de documento de identidade, conferência de impressão digital e assinatura do documento. Se você não buscar o seu passaporte em 90 dias ele será cancelado.

Se você ainda tem dúvidas ou quer uma ajudinha para separar a documentação, preencher o formulário e fazer o agendamento é só escrever para contato@abolsaamarela.com.br pedindo um orçamento que a gente resolve!

As compras e reservas feitas a partir dos links e anúncios de nossos parceiros comerciais geram pequenas comissões que ajudam a manter o conteúdo do site. Não há qualquer acréscimo no valor para o cliente final. Indicamos apenas produtos e serviços que conhecemos, aprovamos e utilizamos em nossas viagens!  Pode confiar!  Se tiver qualquer dúvida, escreva para abolsaamarela.blog@gmail.com. Será um prazer ajudar!

bottom of page