top of page

Muñecas Quitapenas: magia lúdica para acabar com os problemas


Na Guatemala, é tradição recorrer a essas pequenas e coloridas figuras em busca de ajuda para resolver problemas e inquietações. Segundo contam as lendas, as preocupações devem ser compartilhadas com as bonequinhas à noite, antes de dormir. Para cada bonequinha, você entrega um medo ou apreensão. Depois é só acomodar o amuleto embaixo do travesseiro e esperar o sono chegar. Enquanto você descansa, as bonequinhas carregam os pesares para bem longe. Depois de resolvida a questão, as bonequinhas salvadoras podem ser colecionadas ou usadas como enfeite ou decoração.


A lenda das muñecas quitapenas é muito antiga, transmitida de geração a geração. Os artesãos de origem maia, da região do altiplano guatemalteco, não contam o segredo da mágica das bonequinhas, mas garantem que qualquer pessoa pode pedir sua preciosa ajuda para melhorar a vida. Se os antigos maias usavam as bonequinhas para acalmar as crianças com medo do escuro, hoje em dia os seus encantos conquistaram adeptos de todas as idades. As quitapenas estão entre as lembrancinhas mais vendidas nos mercados de artesanias na Guatemala e nas regiões mexicanas de fronteira.


Instrucciones:


  • Si es regalada mejor

  • Concentrarse en la preocupación o pena al momento de acostarse

  • Contarle a la muñeca lo que queremos que se lleve

  • Colocar la quitapenas debajo de la almohada

  • Unas caricias en la pancita de la muñeca para que no le duelan a ella tus penas y, por la mañana, habrán desaparecido!

“Los muñecos quitapenas  quitan las penas que tengo,  se las cuento muy bajito  y me las curan en silencio.

Y debajo de mi almohada  duermen siempre mis muñecos  y si tengo alguna pena  yo sin ella me despierto.

Y yo que nunca creí  en amuletos ni hechiceros,  explícame qué hago yo  contando penas a muñecos…”

Tontxu 


Comentarios


bottom of page