top of page
Foto do escritorA Bolsa Amarela

La Bodeguita de Hemingway

Está sempre cheio? Sim! É barulhento, o serviço é confuso? Sim! Os preços são um pouco salgados? Sim! É parada obrigatório estilo pega turista? Totalmente! Ainda assim, o conselho é inevitável: quando estiver em Havana, vá a La Bodeguita del Medio! Você não vai se arrepender!



Ao virar a esquina da Plaza de La Catedral em direção à estreita Calle Empedrado, você já começa a ouvir a música e sentir o clima da Bodeguita, que extravasa o ambiente do primeiro andar e toma a rua. Pelas janelas dá pra ver as declarações rabiscadas nas paredes, a banda tocando clássicos do repertório cubano, muita gente dançando, e os mojitos sendo servidos um após o outro no grande balcão de madeira. A animação é contagiante!



Quando começou a funcionar, em 1942, era um armazém que vendia produtos típicos da culinária cubana. Logo foi acrescentado o bar que passou a servir bebidas alcoólicas e coquetéis. Os clientes mais assíduos costumavam ficar para jantar e, assim, a cozinha foi se expandindo. Em 1950, passou a se chamar oficialmente La Bodeguita del Medio. Deixara de ser uma loja para se tornar um bom restaurante de pratos crioulos, com um agitado bar e uma clientela ilustre. O charme da Bodeguita conquistou a boemia de Havana. Artistas e intelectuais como Nat King Cole, Pablo Neruda, Nicolás Guillén, Julio Cortázar e Gabriel García Márquez confraternizavam por lá. Ernest Hemingway era freguês assíduo e admirador declarado do mojito da Bodeguita.



Nas paredes, uma infinidade de fotografias, desenhos, grafites e mensagens deixadas por visitantes famosos e anônimos.


Nos andares superiores, o restaurante serve um menu de comida crioula com influências espanhola, africana e caribenha. Alguns pratos típicos são:

  • Moros y Cristianos: arroz branco e feijão preto cozidos juntos

  • Tasajo: como uma carne seca ou charque

  • Chicharrones: torresmo de porco

  • Tostones: plátano (banana verde) frito


 

La Bodeguita del Medio

  • Endereço: Calle Empedrado, 207

  • Bairro: Habana Vieja

  • Horário: Diariamente, das 10h30 às 24h


Comments


bottom of page