top of page

Beleza e personalidade nas vitrines de Paris

O projeto Paris Re-Tale, da plataforma online de impressão digital Pixartprinting, fez um registro de estabelecimentos históricos, seus proprietários e suas belíssimas vitrines para destacar a criatividade e os valores estéticos presentes nas fachadas que enfeitam a capital francesa. As escolhas de cores, estilos, tipografias e imagens, para além da representação gráfica, são um testemunho de identidade e um importante complemento ao patrimônio visual da cidade.


Com as fotografias, os idealizadores do projeto fazem também um convite àqueles que visitam Paris. Sugerem que pequenas lojas e pontos comerciais, que fazem parte do dia-a-dia da cidade e não são famosas atrações turísticas, também têm histórias interessantes a contar. O objetivo da série é celebrar o talento das pessoas que colocam a criatividade e a beleza no centro de suas ações cotidianas, trazendo o visitante para dentro da atmosfera charmosa e vibrante de Paris.



Fish La Boissonerie – 69 Rue de Seine


Originalmente uma peixaria, poissonerie, o local foi transformado em um wine bar e restaurante em 1999. Quem olhar atentamente consegue ver a brincadeira na fachada, transformando a letra “p” em “b” e criando a boissonerie, relacionada à bebida, boisson.


 

Cine Images – 68 Rue de Babylone


Uma galeria dedicada aos posteres e imagens da história do cinema, com clientes famosos como Martin Scorsese, Spike Lee e Nicole Kidman.


 

Julien Aurouze and Co – 8 Rue des Halles


Na mesma família há quatro gerações, a empresa especializada em pesticidas e armadilhas para animais peçonhentos é referência em seu ramo. Foi com a visão macabra das ratoeiras em exposição nesta vitrine que o simpático ratinho Remy, do desenho Ratatouille, recebeu uma valiosa lição sobre a maldade dos humanos.


 

Paris Jazz Corner – 5 Rue de Navarre


Referência para os amantes do jazz, destaca-se pelo tratamento atencioso dedicado a todos os tipos de clientes, dos novatos aos aficcionados.


 

Parfait Elève de Pouyanne – 57 Boulevard Haussmann


A lavanderia centenária orgulha-se de sua clientela fiel. Cuidaram das roupas de batizado e de casamento dos membros de muitas famílias importantes da cidade. São também depositários da confiança de galeiras e museus para lavar e passar vestimentas históricas para exposições.


 

Bastille Optic – 38 Rue de la Roquette


É uma ótica com vocação para galeria de arte. Levando às últimas consequências o slogan “Óculos para ver além da ponta do seu nariz”, a empresa tem marca própria com design diferenciado, faz curadoria de peças interessantes pelo mundo, recebe performances de dança e organiza um festival para promoção de artistas e artesãos independentes da área.


 

Les Degres de Notre Dame – 10 Rue des Grands Degrés


De 1800 a 1900, o local era um bordel. Hoje, transformado em hotel, abre espaço no lobby para exposições e venda de objetos de arte.


 

Debauve et Gallais – 33 Rue des Saints-Pères


Inaugurada em 1800, é a única chocolateria listada entre os monumentos históricos franceses. Seu prédio foi projetado pelos arquitetos de Napoleão. Até hoje são vendidas as Pistoles de Marie-Antoinette, pastilhas de chocolate criadas pelo proprietário original para disfarçar o gosto ruim dos medicamentos que a rainha tinha que tomar. Marcel Proust recomendava aos amigos uma dose regular dos chocolates Debauve et Gallais, como “uma maneira de nunca perder de vista o verdadeiro sentido da vida”.


 

La Bonne Franquette – 18 Rue Saint-Rustique


Com 400 anos de história, o restaurante recebeu fregueses ilustres como Degas, Cézanne, Toulouse-Lautrec, Renoir e Monet. Vicent Van Gogh pintou os jardins do estabelecimento em “La Guinguette”, hoje em exibição no Musée d’Orsay. Além da qualidade da comida e do vinho oferecidos, outra tradição mantida com alegria são os shows ao estilo cabaré, com cancan incluído!





Commentaires


bottom of page