top of page

O Original Café du Monde

O Café du Monde foi inaugurado numa das esquinas do French Market de New Orleans, quase em frente a Jackson Square, em 1862. Um século e meio depois, pouca coisa mudou. A cidade cresceu e ficou mais agitada, o mercado está mais completo e moderno, a cozinha e o salão receberam alguns retoques, mas em sua essência o Café du Monde permanece o mesmo. Oferece um menu restrito, em que a grande atração são os típicos beignets, bolinhos quadrados de massa frita salpicados com muito açúcar de confeiteiro. Para acompanhar, café au lait ou a famosa e exclusiva versão do “café” de chicória. Mas, principalmente, o Café proporciona aos visitantes um momento de relaxamento e descontração em suas mesas na varanda, observando o vai e vem de moradores, turistas e carruagens e, com sorte, ouvindo a boa música de algum artista de rua tocando por perto.



As lavouras de café nas margens do Rio Mississipi foram estabelecidas pelos franceses a partir dos anos 1700. Em meados do século XIX, existiam quase 500 cafeterias semelhantes ao Café du Monde no French Quarter de New Orleans. O café era uma das mercadorias mais importantes da cidade, e seu comércio ajudou a economia a se recuperar após a Guerra Civil. Foi no período da guerra que surgiu o “café” de chicória. A oferta de pó de café diminuiu drasticamente, e a saída encontrada foi acrescentar chicória torrada e moída para encorpar o café. O sabor da mistura é perceptível e um pouco estranho, deixando a bebida menos amarga.



Os beignets também são uma herança dos imigrantes franceses. Parecem com um donut, porém têm formato quadrado e não são furados no meio. São fritos e cobertos com uma farta camada de açúcar de confeiteiro. Devem ser preparados na hora, para serem consumidos fresquinhos e ainda quentes. No Café du Monde são servidos em porções com três unidades.



O Café du Monde está aberto 24 horas por dia, todos os dias. Fecha apenas no dia de Natal, ou no caso de algum furacão passar muito perto da cidade. Em 2005, com a passagem do furacão Katrina, o café ficou fechado por dois meses. Os danos sofridos não foram severos, mas os proprietários aproveitaram a queda brusca no movimento para realizar algumas reformas e melhorias. A reabertura do Café du Monde foi amplamente comemorada e recebeu extensa cobertura da mídia, simbolizando a recuperação da cidade como um todo.


 

Café du Monde

  • Endereço: 800 Decatur Street

  • Bairro: French Quarter

  • Horário: Todos os dias, 24 horas por dia. Só fecha no Natal.

  • Pagamento: Apenas em dinheiro

  • Mais informações: http://www.cafedumonde.com


Comentários


bottom of page