top of page

Lucha libre: heróis, vilões e máscaras coloridas

Noite de luta na Arena México. Garanta seu ingresso e prepare-se para um evento esportivo e teatral, com personalidades extravagantes, roupas justas e coloridas, máscaras imponentes, música alta, gritaria da torcida e muita diversão. A lucha libre mexicana é um esporte com grande talento para o entretenimento. Os luchadores tem bom desempenho atlético, mas estão mais preocupados com a performance artística em seus papéis de heróis e vilões. Os fãs exaltados contribuem para a animação do evento, seja torcendo, vaiando ou apenas respondendo às provocações lançadas de dentro do ringue. Confusa, barulhenta e contagiante, a lucha libre é um clássico da cultura popular mexicana.



A lucha libre é uma forma de wrestling profissional inspirada na luta greco-romana, mas caracterizada pela presença de técnicas próprias, com muitos chutes voadores, movimentos aéreos e utilização das cordas do ringue para impulso. A principal peculiaridade, claro, é o uso das máscaras coloridas pelos luchadores. Nas primeiras décadas do século passado, a lucha libre começou a crescer, conquistar adeptos e fãs, e acabou por se tornar um fenômeno cultural. Em 1942, com o aparecimento do lutador El Santo em sua máscara prateada, a paixão pelo esporte explodiu. Além dos campeonatos de luta, foram feitos filmes, animações e histórias em quadrinhos com El Santo e outros personagens. A lucha libre conquistou seu espaço no coração dos mexicanos.



Em um combate típico, o enfrentamento se dá entre um lutador técnico, que desempenha o papel de bonzinho, e um rudo, o vilão. Podem aparecer ainda personagens como os exóticos, em vestimentas muito brilhantes e espalhafatosas, e os minis, anões que sofrem a ira dos lutadores. As máscaras, principal diferencial da lucha libre, começaram a ser usadas como uma maneira de manter secreta a identidade do combatente. Lutadores famosos, como El Santo, somente apareciam em público com o rosto coberto por suas máscaras. Ao final da luta, o vencedor do combate tem seu momento de triunfo ao retirar a máscara de seu oponente derrotado. Mostrar o rosto e ser obrigado a se despir da aura mágica de seu personagem luchador é a humilhação máxima imposta aos perdedores.



A Arena México é o local mais tradicional e acessível para assistir às lutas na Cidade do México. Localizada em Colonia Doctores, fica entre as estações Cuauhtémoc e Balderas do metrô. É tranquilo chegar e sair de metrô, mas não convém portar muitos objetos de valor ou ficar perambulando pelas ruas próximas ao final do evento. Não é permitida a entrada com câmeras fotográficas. As câmeras são recolhidas, acondicionadas em bolsas plásticas, identificadas com um cartão e guardadas em uma sala própria para serem retiradas na saída, sem custo algum. É permitido filmar e fotografar com os telefones celulares.


 

Lucha Libre na Arena México

  • Endereço: Calle Dr. Levista, 197. Colonia Doctores.

  • Dias: Terças, sextas e domingos. Horários diversos.

  • Ingresso: Na bilheteria no local.

  • Metrô: Cuauhtémoc

  • Mais informações: http://www.cmll.com


Comments


bottom of page